Sala de Imprensa

Atendimento Médico 24hs

Releases

Neste espaço, estão os últimos releases e também algumas informações a respeito da Casa de Repouso Elisa Tramontina.



Casa de Repouso Elisa Tramontina é pioneira na Serra Gaúcha ao implantar a Pet Terapia entre idosos

Na Casa de Repouso Elisa Tramontina, em Carlos Barbosa, os vovôs e vovós residentes ganham atenção 24 horas através de uma equipe multiprofissional que atua na Instituição. A todo instante, eles têm à disposição o trabalho de psicóloga, de fisioterapeuta, de nutricionista e de enfermeiros, entre outros profissionais. No entanto, desde novembro do ano passado, quem tem roubado a cena é a dupla Jack e Ronda, dois cães da raça Labrador  que estão ‘colocando a equipe de lado’. A cada visita deles à Casa de Repouso é possível notar nos idosos o quanto eles ficam mais alegres e ativos. A iniciativa partiu da Psicóloga Giovana Brugnera, que atua na Casa de Repouso. “Fiquei sabendo do trabalho de pet terapia com as crianças e achei interessante desenvolver essa ação com os nossos residentes. Afinal, a intenção é a mesma, onde o animal age como co-terapeuta e auxilia na reabilitação física e mental do indivíduo”, explica Giovana. Ela lembra que por meio da troca de carinho, da divisão de espaço, do estabelecimento de comunicação, da aceitação e do respeito, este tipo de terapia proporciona benefícios físicos, emocionais e cognitivos.

As primeiras visitas já estão acontecendo e os resultados iniciais vão ao encontro do que já era aguardado. “Gradativamente, todos estão mudando seu comportamento, com melhor autoestima, bem-estar e a qualidade de vida. Fisicamente também, pois eles acabam se exercitando ao passear e brincar com os animais”, relata a psicóloga. A pet terapia pode ser utilizada nas sessões de fisioterapia e Terapia ocupacional, através de dinâmicas que envolvem o animal na realização de atividades físicas e motoras, gerando descontração e maior interesse dos idosos em participar. Giovana lembra, por exemplo, a confecção de um bolo de aniversário para o cachorro Jack, onde os idosos foram motivados a manusear os alimentos e retomar vivências antigas de culinária, com o apoio do serviço de nutrição.

Com o suporte e apoio total do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina, de Farroupilha, através da adestradora Janaína Ganzer, o projeto é pioneiro na Serra Gaúcha ao envolver pessoas idosas. “O simples fato de acariciar um cachorro produz uma série de estímulos cerebrais e estimula a produção de endorfinas gerando sensação de relaxamento e ajuda a controlar o estresse. Paralelo a isso, contribui com a natureza social das pessoas que estão socialmente isoladas, em virtude de uma doença ou condição. É algo que está se tornando cada vez mais comum a utilização de cães para auxílio na recuperação da saúde, do desenvolvimento educacional, da interação social e dos mais variados casos clínicos”, lembra Janaína.

No último sábado, dia 23.02, os idosos da Casa de Repouso participaram da 2ª Edição do Piquenique da Estação, promovido pela prefeitura de Carlos Barbosa, onde puderam passear com o Jack, fazendo sucesso com a comunidade, distribuindo balas para as crianças, além disso desfrutaram de um delicioso lanche oferecido pelo serviço de nutrição, contando com frutas, sanduíche, bolo, suco e até milkshake.

 

O Projeto de Pet Terapia e seus benefícios - As visitas são quinzenais, atendendo todos os perfis de idosos residentes na Casa de Repouso possui. Com os idosos mais debilitados são abordadas questões do isolamento do paciente acamado e quadros depressivos e demenciais, tendo em vista o poder de cura das carícias. Com os idosos mais independentes são trabalhados aspectos físicos e comportamentais nos idosos, por meio de exercícios e atribuição de responsabilidades como passeios, alimentação e higiene do pet. “Algo que é particularmente importante no uso dos cães em terapias para idosos é o sentimento de utilidade e de responsabilidade de quem tem que cuidar de um animal de estimação”, explica a psicóloga Giovana.

 

Bento Gonçalves, 26 de fevereiro de 2019

Assessoria de Comunicação do Tacchini Sistema de Saúde

Compartilhar

31.01.2017 - Sessões de Musicoterapia, Yoga e Fisioterapia

Durante a parte da manhã, nossos residentes tem agendado sessões de Musicoterapia e Yoga e, a tarde, novamente Musicoterapia e sessão de Fisioterapia

Compartilhar

30.01.2017 - Ginástica em grupo e Jogos de carta

A agenda dos nossos residentes prevê para este dia a realização de ginástica em grupo, durante a parte da manhã e. à tarde, descontraíram-se com jogos de carta.

Compartilhar

27.01.2017 - Ginástica em grupo, sessão de musicoterapia e encontro com a Psicóloga

Neste dia, nossos residentes tem agendado a realização de ginástica em grupo e sessão de musicoterapia durante a parte da manhã; à tarde, encontro com a Psicóloga

Compartilhar

26.01.2017 - Jogos de carta e Yoga

Nossos vovôs e vovós descontraíram-se com jogos de carta e puderam relaxar em sessão de Yoga

Compartilhar

25.01.2017 - Ginástica em grupo e Jogos de carta

Os residentes realizaram pela manhã, ginástica em grupo, orientados por profissional da área e divertiram-se à tarde, com jogos de cartas

Compartilhar

24.01.2017 - Atividades de Musicoterapia, Yoga e Fisioterapia

Nossos residentes tiveram nesta data, um dia cheio de ações. Pela manhã alegraram-se em ações de Musicoterapia e puderam meditar com Yoga. À tarde, novamente participaram de musicoterapia e fizeram fisioterapia, acompanhados de profissional da área.

Compartilhar

23.01.2017 - Ginástica em grupo e jogos de cartas

Pela manhã, todos puderam participar de atividades físicas em ginástica de grupo e distraíram-se à tarde, jogando cartas

Compartilhar

19.01.2017 - Jogos de carta e sessão de Yoga

Neste dia, nossos residentes divertiram-se pela manhã com jogos de carta e realizaram, à tarde, relaxamento em sessão de Yoga

Compartilhar

20.01.2017 - Ginástica em grupo e musicoterapia; encontro com a Psicóloga

Pela manhã, nossos idosos colocaram o corpo pra mexer, participando de ginástica em grupo e descontraíram-se em sessões de musicoterapia. Na parte da tarde, teve encontro com a psicóloga.

Compartilhar

18.01.2017 - Realização de ginástica em grupo e jogos de cartas

Neste dia, os nossos residentes organizaram-se em grupo para a prática da ginástica. Isso aconteceu pela manhã, pois à tarde, todos tiveram a oportunidade de descontrair com jogos de cartas.

Compartilhar

17.01.2017 - Sessões de Musicoterapia, Yoga e Fisioterapia

Neste dia, nossos vovôs e vovós descontraíram-se com sessões de musicoterapia; além disso, tiveram sessões de fisioterapia pela manhã e, à tarde, puderam relaxar com aulas de Yoga.

Compartilhar

16.01.2017 - Ginástica em grupo e Jogos de carta

Em mais uma ação de integração, nossos residentes puderam participar de aula de ginástica em grupo, visando o desenvolvimento psicomotor e, a tarde, descontraíram-se com jogos de cartas.

Compartilhar



Conheça os diferenciais da Casa de Repouso
Elisa Tramontina

Fale com nossa Equipe

(54)3461.9286