Postado dia 30/03/2023 às 01:03

Indicadores de primeiro mundo: dados do Tacchini impressionam autoridade mundial em Neonatologia

Além de ser uma das principais atrações do 1º Encontro Internacional de Neonatologia – Serra Gaúcha, realizado na última semana, o Dr. Guilherme Sant’anna, professor titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade McGill em Montreal, no Canadá, aproveitou a vinda para Bento Gonçalves para conhecer a estrutura do núcleo materno-infantil do Hospital Tacchini. 

Durante a visita, o médico, considerado uma das principais autoridades em neonatologia no mundo, demonstrou estar bastante satisfeito com o que viu. “Os dados apresentados pelo Tacchini são bastante semelhantes aos que registramos nos hospitais canadenses. São indicadores de primeiro mundo. Toda a equipe multiprofissional do hospital está de parabéns”, descreveu. 

Entre os dados apresentados pela equipe multiprofissional do Tacchini está o de sobrevida dos bebês que precisam de internação na UTI Neonatal do hospital em 2022: 97%. Para partos realizados entre as semanas 27 e 32 de gestação, a sobrevida aumenta para 100%.

Além disso, apenas 4% dos nascidos prematuros apresentaram enterocolite necrosante, uma inflamação que acomete o trato gastrointestinal das crianças. O número é atribuído principalmente pela atuação do Banco de Leite Ama Tacchini, que alimentou todos os bebês prematuros internados na UTI Neonatal com leite materno a partir das doações de mães da região.  

O que também surpreendeu positivamente o Dr. Sant’ana é a diminuição da quantidade de prematuros (nascidos antes da 32ª semana de gestação) intubados ainda em sala de parto. Antes da inclusão de uma equipe multiprofissional com treinamentos específicos no Centro Obstétrico, em setembro de 2020, a taxa era de 46,3%. Depois, os números mostraram que o mesmo índice caiu para 36%.

Durante a visita às estruturas da UTI Neonatal do Tacchini, o médico foi acompanhado pela Dra. Simone Caldeira Silva, coordenadora médica do processo materno-infantil; além dos fisioterapeutas Fabiano Francio, coordenador da fisioterapia hospitalar e Karina Segatto, fisioterapeuta líder das UTI’s Neonatal e Pediátrica.

Treinamento 

O Dr. Sant’anna ainda ministrou um novo treinamento para os profissionais de saúde da instituição bento-gonçalvense. A aula teve como foco as técnicas utilizadas na estratégia de ventilação não invasiva para recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório infantil. A utilização correta do aparelho conhecido como Bubble CPAP diminui de forma expressiva a necessidade de intubação de bebês. 

Além da aula do Dr. Sant’anna, os profissionais do Tacchini ainda tiveram a oportunidade de receber treinamentos e compartilhar experiências com outros profissionais renomados na área, como o Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba, neonatologista e professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Consultor do Portal de Boas Práticas do Ministério da Saúde; e pela  fisioterapeuta Sabrina de Sousa Freire, intensivista da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília.

Encontro Internacional de Neonatologia 

Realizado pelo Tacchini Sistema de Saúde, o 1º Encontro Internacional de Neonatologia – Serra Gaúcha reuniu mais de 200 profissionais de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Durante dois dias, o público teve a oportunidade de acompanhar palestras com profissionais de saúde referência nacional e internacionalmente no atendimento de prematuros. Considerado um sucesso entre os palestrantes e participantes, o evento já iniciou o planejamento para as próximas edições. 

UTI Neonatal do Tacchini

A inauguração da UTI Mista Infantil (Pediatria e Neonatologia) no Hospital Tacchini ocorreu em 1988. No mesmo espaço, eram atendidos recém-nascidos e crianças até 14 anos. A partir da ampliação e modernização ocorrida em 2013, os setores e especialidades foram separadas com a finalidade de qualificar ainda mais o atendimento, tornando-se referência para a serra gaúcha.  

Atualmente, a UTI Neonatal do Tacchini possui 10 leitos para realizar o atendimento de recém-nascidos de alto risco, prematuros ou que necessitam de cuidados especiais, incluindo acompanhamentos pós-operatórios. Com equipamentos específicos de última geração e uma equipe multiprofissional capacitada para prestar a melhor assistência aos bebês, o setor busca oferecer suporte emocional à família, prezando por um atendimento humanizado.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO