Como parte das celebrações alusivas ao centenário do Hospital Tacchini, que será celebrado em 20 de setembro, uma obra de arte foi criada na lateral do Centro de Diagnóstico por Imagem, localizado na Rua Dr. Mário Mônaco. A pintura, que mede 8,6 metros de largura por 13,8 metros de altura, foi assinada pelo artista Renam Canzi, da Casulo, uma empresa de arte especializada em intervenções urbanas através de street art e muralismo.
O mural, que é uma das ações comemorativas do centenário, traz uma profunda conexão com a história do hospital e a cultura de Bento Gonçalves. “A parte mais desafiadora foi a criação de um design que abranja todos os quesitos de 100 anos de vida do hospital. Creio que conseguimos representar a ideia do Dr. Bartholomeu Tacchini, que deixou uma condição confortável de vida na Itália e atravessou o oceano para ajudar os mais necessitados. Queríamos captar sua grandeza como patrono do hospital e sua visão de futuro, que culminou em uma instituição tão importante para a saúde da região”, explica Renam Canzi.
A obra de arte combina diversos ícones que refletem a cultura italiana e a medicina, dois pilares essenciais na fundação e crescimento do hospital. Entre as imagens, destacam-se uma numerosa família de imigrantes, característica da época; uma médica, simbolizando o compromisso com a saúde, e uma cadeia de DNA, representando o avanço científico. Elementos que remetem à fé, como uma capela, e símbolos da serra gaúcha, como uma araucária e a pipa pórtico, também estão presentes, conferindo ao mural uma identidade única e local.
Natural de Garibaldi, Canzi vibrou com a possibilidade de expressar sua arte na sua própria região. “Mais uma vez o Tacchini se mostra inovador. Fiquei muito feliz por poder trazer movimentos culturais como esse, que normalmente estão restritos a cidades mais populosas. Bento tem agora um caminho aberto para construir uma galeria de arte a céu aberto, que carregue a cultura da região”, descreveu.
Para a pintura da parede, que inclui a utilização de tintas acrílicas de construção e recebe uma camada de revestimento em verniz, para proteger das intempéries, Canzi contou com a ajuda de um auxiliar. A dupla demorou 8 dias para completar a obra, mas o projeto iniciou muito antes. Foram 3 meses entre a definição do plano de ação até a conclusão da obra de arte.
A Casulo foi escolhida pela instituição em função da vasta experiência em transformar espaços urbanos por meio da arte, com mais de 150 projetos realizados em cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e até em metrópoles internacionais como Paris, Berlim, Lisboa e Madri.
“O mural do Hospital Tacchini resgata e celebra as raízes culturais e históricas de Bento Gonçalves, prestando uma homenagem visual ao legado de Bartholomeu Tacchini e à comunidade que ele tanto se empenhou em servir”, avalia a gerente de marketing e relacionamento o Tacchini, Ana Paula Nicolini.