Na tarde desta segunda-feira, dia 19, a Brigada de Emergência e Incêndio do Hospital Tacchini realizou um treinamento surpresa, simulando um acidente com múltiplas vítimas no setor de caldeiras da instituição. O exercício, que não foi anunciado previamente às equipes, visou testar a prontidão e a eficácia das respostas em situações complexas e inesperadas.
Ao todo, 20 brigadistas foram mobilizados para o resgate de 2 vítimas. A simulação, que durou 20 minutos, teve resultado satisfatório de acordo com os organizadores do treinamento, que incluem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a coordenação da Brigada de Emergência e a Hangar Treinamentos.
Ainda de acordo com os organizadores, a escolha por não comunicar previamente o treinamento tem o objetivo de simular o ambiente imprevisível de uma emergência real. “Em uma situação real, não há tempo para se preparar. Precisamos garantir que nossa equipe esteja pronta para agir sob pressão e com eficiência, independentemente das circunstâncias”, destacou o Coordenador do SESMT e Meio Ambiente, Renato Conci.
Conci reforça também que treinamentos envolvendo múltiplas vítimas são fundamentais para garantir que a equipe de emergência possa coordenar suas ações de maneira eficiente e rápida em cenários de crise. “Estes exercícios ajudam a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias nos procedimentos, possibilitando ajustes que podem fazer a diferença em situações reais”, completa.
O Hospital Tacchini conta com uma equipe de brigadistas em constante treinamento, formada por profissionais capacitados para lidar com incêndios e outras emergências. O compromisso contínuo com a formação e a preparação é essencial para assegurar que a equipe esteja sempre pronta para enfrentar desafios imprevistos.