Postado dia 31/08/2023 às 01:08

Tacchini participa de qualificação para o Método Canguru

Durante o mês de agosto, os integrantes da equipe multiprofissional que compõem o Processo Materno Infantil do Hospital Tacchini participaram do Curso de Sensibilização do Método Canguru. A formação foi ministrada pelo Dr. Sérgio Marba, coordenador  do Centro Nacional de Referência  (CNR) – UNICAMP e Consultor Nacional do Método Canguru, bem como pela Drª. Sandra Vogler, Assessora do CNR UNICAMP e Consultora Nacional do Método Canguru.

O curso foi realizado entre os dias 10 e 12 de agosto e contemplou atividades teóricas e práticas, envolvendo integrantes das equipes médicas, de enfermagem, de fonoaudiologia, de fisioterapia, de nutrição e de psicologia. O cronograma ainda incluiu uma visita dos professores às estruturas de UTI Neonatal e UTI Pediátrica do Tacchini. 

“O curso faz parte de um conjunto de estratégias que estão sendo desenvolvidas no Processo Materno Infantil para qualificar ainda mais o cuidado com as gestantes e bebês que utilizam os serviços do Hospital Tacchini. Desde março deste ano, estamos participando da Estratégia QualiNeo, criada pelo Ministério da Saúde”, avalia a coordenadora médica do Processo Materno Infantil do Tacchini, Dra. Simone Caldeira Silva.  

A Estratégia QualiNeo investe em apoio técnico de forma sistemática e integrada às maternidades prioritárias para qualificação das práticas de gestão e atenção como forma de redução da mortalidade infantil. A medida aborda temas relevantes quanto a melhor oferta do cuidado neonatal nas maternidades, como: uso racional dos leitos; transporte neonatal; método canguru; iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC); triagens neonatais; caderneta da criança; fortalecimento da rede de bancos de leite e a integração da atenção primária com a maternidade.

Cenário

No mundo, cerca de 15 milhões de bebês passam por nascimento prematuro todos os anos. No Brasil, 340 mil bebês nascem antes do tempo previsto a cada ano, o equivalente a seis prematuros a cada 10 minutos. Dados dos sistemas de informações do Sistema Único de Saúde (SUS) informam que, em 2019, 11% dos nascidos vivos no Brasil foram prematuros; em 2020, 11,31%; e, em 2021, 12,19%.

O Ministério da Saúde desenvolve diversas ações voltadas para o cuidado neonatal, qualificando o modelo assistencial e diminuindo as taxas de parto prematuro no país. O objetivo é intensificar o cuidado aos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades Neonatais brasileiras.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO