Postado dia 24/07/2023 às 01:07

Tacchini realiza o primeiro implante transcateter de válvula aórtica

Na última semana, o Hospital Tacchini realizou o primeiro implante transcateter de válvula aórtica (TAVI –  do inglês transcatheter aortic valve implantion). O procedimento que realiza a correção da válvula afetada pela estenose aórtica, é considerado uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional de substituição da válvula aórtica, beneficiando pacientes cardiológicos que não são candidatos ideais para uma intervenção cirúrgica convencional.

Como funciona

O TAVI, também conhecido como substituição valvar aórtica percutânea, é um procedimento minimamente invasivo que substitui a válvula aórtica do coração. Ao contrário da cirurgia convencional, que envolve a abertura do tórax e o uso de circulação extracorpórea, o TAVI é realizado através de cateterismo cardíaco.

Durante o procedimento, uma nova válvula aórtica é inserida em um cateter e, em seguida, guiada até o local da válvula aórtica doente. A válvula nova é então implantada, substituindo a válvula danificada, restaurando assim o fluxo sanguíneo adequado e melhorando a função cardíaca.

Para quem é recomendado

O TAVI é recomendado principalmente para pacientes idosos e frágeis, ou para aqueles com múltiplas comorbidades, que apresentam um risco cirúrgico elevado para a substituição valvar aórtica convencional. No caso do implante realizado no Tacchini, o paciente em questão possui 87 anos e deu entrada no hospital há uma semana com quadro de infarto, sendo inicialmente tratado com a colocação de dois stents coronarianos.  

A decisão de realizar o procedimento foi tomada após uma avaliação criteriosa de uma junta médica especializada, composta por cardiologista clínico, cirurgião cardíaco, cardiologista intervencionista, geriatra, anestesista, e ecocardiografista. Essa equipe multidisciplinar garante que todas as perspectivas clínicas sejam consideradas e que o paciente receba o tratamento mais adequado às suas condições específicas.

O procedimento foi considerado um sucesso. O paciente recebeu alta e segue a recuperação em casa, ao lado da família. 

Fatores fundamentais

Além disso, o sucesso desse implante transcateter de válvula aórtica só foi possível graças a uma série de medidas implementadas pelo Hospital Tacchini. Entre elas, destaca-se a aquisição de um novo equipamento de hemodinâmica, que é fundamental para a realização do procedimento. Além disso, todos os profissionais envolvidos no processo passaram por qualificação específica, garantindo a expertise necessária para conduzir o TAVI com segurança e eficácia. A UTI do Tacchini também foi estruturada para estar preparada para qualquer tipo de intercorrência durante e após o procedimento, proporcionando um ambiente de cuidados intensivos especializados.

“Todo corpo clínico do Tacchini é incentivado a buscar constantemente avanços tecnológicos e capacitação profissional para oferecer tratamentos inovadores e de alta qualidade aos pacientes. A equipe de cardiologia trabalha intensamente nesse caminho e a implantação do primeiro TAVI é um passo significativo para todos”, descreve o responsável técnico e gestor da hemodinâmica do Tacchini, Dr. Ricardo de Gasperi.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO